Política

Rosângela Rezende propõe criação de programa itinerante para diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista em Goiás

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei proposto pela deputada Rosângela Rezende (Agir) que sugere ao Executivo a instituição do programa itinerante “Carreta DIA”, com o objetivo de tornar mais acessível o diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA) em todo o território do estado de Goiás.

A proposta é que o estado se utilize da estrutura de projetos itinerantes já existentes para levar equipes multidisciplinares, com profissionais especializados e os equipamentos necessários, para realizar os diagnósticos e dar às famílias de jovens e crianças autistas os devidos encaminhamentos para o acompanhamento e a assistência adequados a cada caso.

“O diagnóstico precoce do TEA é de fundamental importância para nossa sociedade. E entendemos que a dificuldade que as famílias enfrentam para a obtenção de um laudo gera não somente a angústia da incerteza, como também retarda o início do acompanhamento que é tão necessário para a independência e a garantia de uma melhor qualidade de vida às pessoas autistas”, defende a parlamentar.

Em reunião da CCJ na última semana, prevaleceu o voto em separado do deputado Talles Barreto (UB), líder do Governo, que pediu que sejam ouvidas as Secretarias de Estado de Relações Institucionais (Serint) e da Saúde (SES) sobre a viabilidade da proposta.

“Ponderamos que esta medida deve ser tratada com a devida urgência a fim de que esta relevante questão da demora no encaminhamento de pacientes seja minimizada e traga mais alento às famílias que têm vivenciado esta situação”, assevera Rosângela.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo