Agropecuária

Rio Verde alcança segunda posição no ranking nacional de produtores de soja em 2022

Com um aumento de 11% na produção em relação ao ano anterior, Rio Verde subiu duas posições no cenário nacional. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2022, a cidade conquistou a segunda colocação entre os principais produtores de soja do Brasil, sendo superada apenas por Sorriso, localizada no Mato Grosso.

A PAM, que analisa o desempenho da produção agrícola em todo o país, não apenas destacou o feito de Rio Verde, mas também ressaltou o excelente desempenho de outros municípios goianos, como Jataí, Cristalina, Quirinópolis e Ipameri.

O estado de Goiás, como um todo, apresentou um marco histórico em 2022, com a produção agrícola atingindo o valor recorde de R$ 77,1 bilhões. Esse feito representou um salto na participação de Goiás no valor da produção agrícola nacional, subindo de 8,4% em 2021 para 9,3% em 2022, de acordo com os dados do IBGE.

O grande destaque por trás desse desempenho foi a produção de soja. No ano passado, o valor da produção de soja atingiu a marca de R$ 43 bilhões em Goiás, representando um aumento de 25,9% em relação a 2021. A participação do estado no valor da produção nacional desse produto também cresceu, passando de 10% para 12,4%.

Pedro Leonardo Rezende, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado de Goiás, comemorou essas conquistas e afirmou que são “duas boas notícias para o agro goiano na mesma semana”. Ele destacou a importância do trabalho dos produtores em diversos municípios do estado para alcançar esses resultados impressionantes.

Além de Rio Verde, Jataí também está entre os 15 maiores produtores de soja do Brasil em 2022, ocupando a 11ª posição, com uma produção de 1,2 milhão de toneladas, representando um aumento de 8,5% em comparação com o ano anterior. Cristalina também marcou presença, ocupando a 15ª colocação, com uma produção de 1 milhão de toneladas, um aumento de 1,3%. Somando as produções desses três municípios, eles responderam por 25,1% de toda a soja produzida em Goiás no ano passado.

Rio Verde e Jataí também se destacaram no cenário nacional como produtores de milho em 2022. Rio Verde ficou em quarto lugar, com uma produção de 1,8 milhão de toneladas, mesmo apresentando uma queda de 25,4% em relação a 2021. Jataí, por sua vez, produziu 1,5 milhão de toneladas, registrando um aumento de 16,2%, e ocupou a sétima posição. O terceiro maior produtor de milho em Goiás foi Montividiu, que ficou em 33º lugar no ranking nacional, com uma produção de 616 mil toneladas.

Além da soja e do milho, Goiás se destacou como o maior produtor nacional de sorgo e girassol em 2022. Apesar de uma queda de 8,3% na produção estadual de sorgo em relação a 2021, o estado ainda conquistou cinco das sete primeiras posições no ranking nacional de produtores municipais deste cereal, com Rio Verde liderando a lista.

No caso do girassol, Goiás teve um desempenho excepcional, respondendo por impressionantes 66,3% de todo o volume colhido no Brasil em 2022. A produção de girassol em Goiás cresceu 8,8% em relação ao ano anterior, totalizando 40 mil toneladas. Doze dos quinze maiores produtores municipais de girassol estavam localizados em Goiás.

O sucesso do setor agrícola em Goiás foi atribuído à colaboração entre o governo, entidades, empresas e produtores, que trabalharam juntos para impulsionar esses resultados. O governador Ronaldo Caiado enfatizou seu compromisso com o agronegócio goiano desde o início de seu mandato, o que incluiu a recriação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo