Projeto Câmara Vai à Escola: Alunos e vereadores vão à Campo Grande em nova fase do projeto
A quarta-feira (02), foi um dia de atividades e experiências diferentes para vereadores da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, que foram até a capital do estado, Campo Grande, acompanhados dos alunos que representaram suas escolas, na primeira fase do projeto “Câmara Vai à Escola”, no primeiro semestre de 2023, onde visitaram diversos órgãos públicos.
O objetivo do projeto é que os estudantes além de apresentarem aos vereadores as necessidades da comunidade escolar e da cidade em geral, também conheçam como funcionam os poderes legislativo, executivo e judicial, a nível municipal, estadual e federal.
O vereador Airton Antônio Schwantes (Tucano), presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, agradeceu a participação das escolas e seus representantes e ressaltou a importância do projeto “Câmara Vai à Escola”.
“O que nos deixou contentes é que na edição passada do projeto, nós levamos os alunos à Brasília e, quando retornamos para Chapadão, os pais nos relataram que os filhos voltaram com outra visão sobre o cenário político. As crianças são o futuro da nossa cidade, do nosso país, então temos que ensiná-los como funcionam os três poderes para que no futuro, eles possam dar seguimento a esse projeto de suma importância para nosso município”, disse.
A Primeira parada foi no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), onde foram recebidos pelo presidente da casa, Jerson Domingos, que elogiou a iniciativa da Câmara em realizar o projeto e disse esperar que os alunos visitem o TCE-MS em outras oportunidades.
Em seguida, foram até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), onde os alunos puderam conhecer como é o trabalho realizado pelos deputados estaduais, como a elaboração de leis, comissões temáticas permanentes e votação de pautas que impactam na vida de todos os moradores do estado. Na ALEMS, os deputados Mara Caseiro e Junior Mochi, receberam a comitiva de Chapadão do Sul. Os alunos também visitaram a sede do Governo do Estado, onde foram recebidos pelo Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV) Frederico Felini, e pelo Secretário-Adjunto da Casa Civil, Flávio Brito, que apresentaram toda a estrutura do Parque dos Poderes, em Campo Grande.
“Parabenizo a Câmara Municipal pela iniciativa de proporcionar essa experiência aos alunos das escolas de Chapadão do Sul, de conhecerem as instâncias onde se decidem todas as questões relacionadas às políticas públicas do estado. Nós só conseguiremos melhorar a atividade política com a participação mais efetiva das pessoas, e acima de tudo com a formação e conhecimento sobre a importância da política na vida de cada um de nós”, explicou Mochi.
Durante a tarde, a comitiva visitou o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, com 21 mil metros quadrados de área construída, 5 milhões de litros de água e 359 espécies de animais, 239 tanques, sendo 31 de exposições, 1 de abastecimento, 1 de reuso de descarte de efluentes, 38 na quarentena e 168 voltados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.
Maria Beatriz Ramires da Costa, aluna do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Jorge Amado disse que a viagem desperta o interesse pelo funcionamento dos órgãos públicos. “Acho importante a gente conhecer e entender como funciona a política. Temos pouco conhecimento sobre o assunto e, eu pretendo sair aqui e repassar o que estou aprendendo para meus colegas”.
Ítalo Vinícius da Silva, aluno do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel, também destacou a importância da experiência em conhecer sobre o funcionamento dos poderes políticos e, não descartou, se tornar um parlamentar, no futuro. “Pode ser que hoje, não consigamos entender algumas coisas, mas isso nos impulsiona a querer aprender mais sobre o assunto, porque precisamos da política no dia a dia e, quem sabe futuramente, posso ser um parlamentar.
A próxima etapa do projeto “Câmara vai à Escola”, será uma viagem para Brasília, onde assim como em Campo Grande, os alunos conheceram mais sobre os poderes políticos estaduais, conhecerão mais sobre a política nacional.
Assessoria comunicação da Câmara