Projeto “Câmara Vai à Escola 2025” é lançado no Colégio MAPER com grande participação estudantil

CHAPADÃO DO SUL -foi realizado no Colégio MAPER o lançamento do Projeto Câmara Vai à Escola 2025, uma iniciativa da Câmara Municipal que tem como objetivo aproximar os jovens dos Três Poderes da República, oferecendo uma vivência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, o projeto será levado a todas as escolas da rede municipal.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara, vereador Mika, e dos vereadores Andreia Lourenço, Inêz do Banco, Junior Teixeira, Leonardo Henrique, Marcel D’Angelis, Marcelo Costa, Raul, Ricardo Bannak e Vanderson Cardoso. Também estiveram presentes o Prefeito Walter Schlatter, o Vice-Prefeito Dr. Ernany e o Promotor de Justiça Dr. Thiago Barile.
A diretora do Colégio MAPER, Luceni Maran, agradeceu à Câmara pela oportunidade de, pelo quarto ano consecutivo, proporcionar aos alunos uma experiência única de aprendizado sobre o papel do Legislativo. “Esse projeto é uma ferramenta valiosa para despertar o interesse dos estudantes na política e incentivá-los a participar ativamente do processo democrático”, afirmou.
Os alunos demonstraram entusiasmo e engajamento durante todo o evento. O Prefeito Municipal falou sobre as atribuições do Poder Executivo; o Vice-Prefeito abordou o papel do vice-prefeito e também explicou sobre a atuação da Defensoria Pública. Já a palestra do Dr. Thiago Barile destacou, de forma clara e acessível, as funções do Ministério Público.
Em seguida, os estudantes participaram de uma eleição simbólica para escolher o representante da escola. Seis candidatos concorreram ao cargo, e João Antônio foi eleito com a maioria dos votos, tornando-se o representante oficial da comunidade estudantil.
A eleição seguiu todos os trâmites de um pleito real, com direito a campanha, discursos, cédulas e cabine de votação. O presidente Mika parabenizou João pela vitória e ressaltou a importância da participação ativa dos jovens na construção de uma política mais consciente e democrática.
O Câmara Vai à Escola vai além da teoria: busca envolver os jovens na prática política, despertando neles o senso de cidadania e responsabilidade democrática. A expressiva participação dos alunos confirma o impacto positivo de iniciativas como essa, que fortalecem os valores democráticos desde a base da educação.
Presidente Mika