DestaquePolítica

Presidente Bruno Peixoto é reeleito presidente da ALEGO

A Assembleia Legislativa será conduzida, no próximo biênio, pela Mesa Diretoria eleita nesta quarta-feira, 30. A eleição ocorreu em sessão extraordinária, após ADI do STF, que anulou a eleição realizada em 2023.
Reunido no início da tarde desta quarta-feira, 30, o Plenário elegeu a Mesa Diretora, para administrar o Poder Legislativo no segundo biênio da atual Legislatura, no período de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janerio de 2027.A eleição da mesa do segundo biênio havia ocorrido em 16 de maio do ano passado, mas uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a “antecipação indevida” das eleições dos legislativos estaduais “compromete a periodicidade e contemporaneidade do processo de escolha da Mesa Diretora”.

A Assembleia Legislativa goiana, esclareceu o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), foi comunicada da ADI na manhã desta quarta-feira, 30. Peixoto então dialogou com a Procuradoria da Assembleia e optou por realizar novo pleito ainda hoje.

O resultado desse pleito foi o mesmo de maio do ano passado, resultando na eleição da seguinte Mesa Diretora:

Presidente: Bruno Peixoto (UB)

1º vice-presidente: Issy Quinan (MDB)

2º vice-presidente: Clécio Alves (Republicanos)

3º vice-presidente: Bia de Lima (PT)

Primeiro vice-presidente corregedor: Julio Pina (Solidariedade)

Segundo vice-presidente corregedor: Lineu Olimpio (MDB)

Primeiro-secretário: Coronel Adailton (Solidariedade)

Segundo-secretário: Wilde Cambão (PSD)

Terceiro-secretário: Amauri Ribeiro (UB)

Quarto-secretário: Cairo Salim (PSD)

Quinto-secretário: Vivian Naves (Progressistas).

A atual Mesa pode ter sua composição conhecida neste link.

Essa chapa recebeu o voto de 40 dos 41 deputados estaduais. Em viagem, Lucas do Vale (MDB) não conseguiu registrar seu voto.

Vários deputados enalteceram, em declaração de voto, a gestão de Peixoto, na presidência, ao longo do biênio 2023-2024.

Agradecimento

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto (UB), fez uso da palavra para agradecer pela reeleição para o segundo biênio da atual Legislatura. A eleição, feita anteriormente em maio de 2023, precisou ser realizada novamente nesta quarta-feira, 30.

O deputado explicou que algumas assembleias legislativas pelo País, atendendo ao desejo de seus respectivos Plenários, anteciparam as eleições para a Mesa Diretora. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) está questionando os pleitos.

“Hoje, fui comunicado pela nossa Procuradoria que o STF havia protocolado uma ação direta de inconstitucionalidade para questionar a eleição realizada por nós em maio. Conforme orientação da equipe técnica, consultei todos os deputados, e decidimos, hoje mesmo, alterar o Regimento Interno e realizar uma nova eleição para resolver o problema”, detalhou Bruno.

Durante esta manhã, a mudança no Regimento Interno foi votada e aprovada em duas fases e, em seguida, o Plenário goiano avalizou a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O presidente destacou sua gratidão ao receber o apoio unânime de todos os colegas e prometeu continuar seus esforços para trabalhar pelo povo goiano. “Outro reconhecimento que me emocionou muito foi o do governador Ronaldo Caiado (UB). Liguei para ele para informar sobre a nova eleição, e ele elogiou meu trabalho à frente da Alego, além de expressar seu desejo de continuidade. Fico muito feliz com a prova da minha dedicação”, confidenciou.

Bruno Peixoto renovou seu compromisso com o serviço à população e garantiu que suas prioridades continuam as mesmas: “Vamos nos dedicar a cuidar da Assembleia de Goiás”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo