Moradores comem 16 toneladas de melancia durante festa para comemorar safra da fruta em distrito de Rio Verde
Segundo a subprefeitura de Lagoa do Bauzinho, a doação é feita pelos produtores como forma de agradecimento a produtividade de 8 mil toneladas da fruta neste ano. Evento acontece há 16 anos
Os moradores do distrito Lagoa do Bauzinho, a 50 km de Rio Verde, na região sudoeste do estado, comeram 16 toneladas de melancia durante a tradicional festa para comemorar a safra da fruta. Segundo a subprefeitura, a doação dos frutos é feita pelos produtores como forma de agradecimento a produtividade.
A 16ª edição da Festa da Melancia aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de setembro e reuniu cerca de 10 mil pessoas. O evento contou com shows sertanejos, como o da dupla Rick e Renner e som automotivo. O público da festa pode degustar a melancia à vontade e até levar para casa, mas em pedaços.
Conforme a subprefeitura, o distrito é um dos maiores produtores de melancia do estado. A safra que começou entre agosto e setembro de 2021 foi finalizada no mesmo período deste ano com uma média de 8 mil toneladas da fruta produzida.
Competições da melancia
Além de comer a fruta à vontade durante a festa, o evento também chama atenção do público por ter competições. Uma delas é a de ‘Melhor Degustador’ em que a disputa acontece entre os moradores da cidade e ganha quem comer mais fruta em 30 minutos.
A regra é que os competidores participem da prova sem camisa e sem sapato. Eles são pesados na balança, participam da competição e depois são pesados novamente. O vencedor é aquele que ganhou mais ‘peso’. O prêmio é de R$ 1 mil.
Neste ano, oito homens participaram, o ganhador foi um morador que participou pela primeira vez e ganhou 4,2 kg depois de fazer a prova. O homem que ficou em segundo lugar ganhou 3,8 kg e o terceiro lugar 3,2 kg.
Outra competição da festa, é a corrida de setenta metros, em que o competidor precisa alcançar a linha de chegada segurando uma melancia em cada braço. O ganhador deste ano foi um produtor do distrito que venceu a prova pela 6ª vez consecutiva e recebeu R$ 600.
Competidores na corrida de melancias em Lagoa do Bauzinho em Rio Verde, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Por Vanessa Chaves, g1 Goiás