A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reabrirá, neste sábado (7), o sistema de requisição de matrículas para o ano letivo de 2023. A finalidade é atender os alunos que ficaram de fora ou que não confirmaram interesse na vaga ofertada.
As solicitações devem ser feitas online, pelo site de matrícula do Governo de Goiás até o dia 15 de janeiro.
Para se inscrever, o candidato deverá fornecer o nome completo do estudante; a data de nascimento; o CPF do aluno (ou responsável); o endereço; o telefone para contato; e a etapa, série e turno em que deseja se matricular.
Além dos dados pessoais, será preciso informar três opções de escolas onde, de preferência, quer uma vaga. O sistema fará a alocação com base nas indicações do aluno e no número de vagas disponíveis nas instituições escolhidas.
Se não houver vaga nas escolas selecionadas pelo aluno, a vaga poderá ser oferecida em uma instituição de ensino próxima à primeira opção.
Transferências
A partir do dia 7 de janeiro, alunos que não desejam continuar na mesma escola podem requerer a Transferência por Interesse Próprio (TIP). O aluno solicita na escola onde está, indicando três opções de instituição para concorrer a uma vaga.
Assim como nas inscrições para novos alunos, a transferência estará condicionada a disponibilidade de vagas nas unidades selecionadas. Não é possível reservar vagas na escola da preferência.
A partir do dia 23 de janeiro, os interessados poderão consultar onde a vaga foi disponibilizada. Basta acessar o site.
Confirmação e efetivação
O responsável pelo estudante deve comparecer à escola indicada para efetivar a matrícula até o dia 27 de janeiro. É necessário levar os documentos pessoais do aluno, os comprovantes de residência e de escolaridade.
Por Giovanna Mendonçaolha goiás