DestaqueLagoa Santa
Lagoa Santa tem menor índice de perdas de água em Goiás
Além de destino turístico pelas águas termais e cristalinas, Lagoa Santa é destaque no saneamento, como o município goiano com o menor índice de perdas na distribuição. Dentre os 225 municípios operados pela Saneago, Lagoa Santa está em primeiro lugar, com o índice de 5,42% no quesito, sendo que a média nacional é de 40%.
Goiás, por sua vez, é o estado brasileiro que menos perde água na distribuição. O combate às perdas é fundamental para a preservação dos recursos hídricos, pois quanto menor a perda de água, menor será o volume retirado dos mananciais e, por consequência, maior será o aumento de disponibilidade de água para a população.
“Os bons resultados alcançados nos últimos anos em relação ao índice de perdas deve-se à constante preocupação da Companhia em tornar os sistemas mais eficientes, por meio de práticas operacionais e de gestão técnica associada, além dos investimentos contínuos”, explicou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.
As perdas na distribuição correspondem ao volume de água disponibilizado, mas não contabilizado como volume utilizado pelos consumidores. As perdas são provocadas, entre outros motivos, por vazamentos, pressões altas nas redes, problemas na operação dos sistemas, ligações clandestinas, irregularidades na medição de água, submedição dos hidrômetros e ausência de programas de monitoramento de perdas.
Universalização
Lagoa Santa, no Sudoeste goiano, conta com 100% da população urbana atendida com água tratada e o sistema de esgotamento sanitário também já é universalizado. Destaque ainda para a parceria entre a Prefeitura e a Saneago, que está intensificando as obras para ampliar as redes de água e esgoto no município, acompanhando o crescimento da cidade. “Os profissionais da Saneago trabalham com excelência. Temos um atendimento de primeira pelas equipes da Companhia no nosso município”, destacou a Prefeita, Núcia Kelly Oliveira.
A Prefeitura Municipal e a Saneago estão alinhando trabalhos de preservação do meio ambiente e de educação ambiental, que em breve vão render grandes projetos para a proteção dos mananciais em Lagoa Santa. Essa parceria segue forte e a população e os turistas se beneficiam com o resultado.
Prefeita Núcia Kelly Oliveira com o Ricardo José Soavinski, Diretor Presidente da SANEAGO.