Inscrições para a primeira edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em 2024, começam na próxima segunda-feira (22) e poderão ser realizadas até o dia 25 de janeiro. O sistema de seleção possibilita o ingresso em universidades públicas no país.
Ao todo são 2.063 vagas para UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), 320 para o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), 1.232 na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e 815 na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O sistema contempla instituições públicas de educação superior participantes do programa, a nível federal, estadual e municipal.
Podem se inscrever todos que participaram da edição de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não zeraram a redação. Já os que participaram do exame na condição de treineiro não podem utilizar suas notas para ingressar nas universidades.
De acordo com o Mec (Ministério da Educação) o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado no final do mês de janeiro. O prazo para participar da lista de espera no Sisu será de 30 a 7 de fevereiro.No dia seguinte os selecionados deverão realizar as matrículas nas instituições e apresentar a documentação necessária.
Como concorrer às vagas – Para concorrer a uma vaga o candidato precisa fazer a inscrição, gratuita, diretamente pelo portal do governo federal. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com login e senha. No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico e escolhe até duas opções de curso.
O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.