Agropecuária

Gado morre em noite com mínima de 1,7 ºC e 24 horas de chuva em cidades de MS

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul contabilizam as mortes de gados por frio extremo, na madrugada deste sábado (10). O g1 apurou que, pelo menos oito produtores, perderam animais por hipotermia.

Em Campo Grande, os termômetros chegaram a 4,8ºC durante a madrugada deste sábado. Já em Sidrolândia, cidade a 60 km da capital, a sensação térmica registrada ao longo desta noite foi de -1,5°C, segundo os meteorologistas da Climatempo.

Um produtor rural de Sidrolândia relatou que cinco animais morreram nesta madrugada em sua propriedade, sendo: 3 vacas e 2 bezerros. Segundo ele, foram 24h de chuva e frio, e que por isso os animais morreram de hipotermia.

Ao g1, um representante da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), informou que está sendo feito o monitoramento de morte de animais por hipotermia no estado, sendo essencial que o produtor rural notifique a instituição.

“Não é incomum nesta época do ano que ocorreram mortes por hipertermia em bovinos devido a queda bruscas de temperatura. A Iagro está atenta neste período, principalmente neste fim de semana, onde houve queda brusca de temperatura e a morte de alguns animais”.

 

Cinco cabeças de gado morreram na cidade de Sidrolândia — Foto: Reprodução

Cinco cabeças de gado morreram na cidade de Sidrolândia — Foto: Reprodução

O especialista da Iagro orienta que para prevenir a mortalidade do gado por hipotermia, o produtor deve fazer o manejo das pastagens, colocar os animais onde há proteção natural, e, principalmente, manter o animal bem nutrido.

Das 35 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Mato Grosso do Sul, 24 registraram temperaturas mínimas de até 5ºC. Do total, nove estações marcaram menos de 3ºC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo