Auditores do TCM apresentaram o Programa de Compliance Público aos céu-chapadenses
O Programa de Compliance Público (PCP) implementado no estado de Goiás tem se mostrado uma ferramenta eficaz no direcionamento dos recursos públicos. O programa, que tem como principais pilares a ética, a transparência, a responsabilização que visa proporcionar mais serviços e infraestrutura de qualidade aos cidadãos goianos.
Fruto de uma parceria entre o governador do estado e o Tribunal de Contas dos Municípios, o PCP já gerou uma economia expressiva aos cofres do estado, alcançando a marca de R$1,8 bilhões. Essa economia significativa é resultado da implementação de medidas efetivas de controle e fiscalização, que buscam garantir o uso correto dos recursos públicos e evitar desvios.
Dentre os 40 municípios selecionados para implementar o programa, destaca-se Chapadão do Céu na sua implantação, que tem obtido resultados satisfatórios em sua administração pública. Durante a sessão realizada na última segunda-feira (26), representantes do programa em Goiás, os auditores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Gabriela Pio, Gerente da Controladoria Geral do Estado, Jorge Morais, Auditor do Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios, e Flori da Costa Madureira Jr., Gestor de Finanças e Controle da Controladoria de Goiás, estiveram presentes para relatar os avanços alcançados.
Os representantes destacaram que o programa tem gerado uma grande repercussão e fortalecido a confiança da população nas administrações municipais participantes. A transparência nas ações governamentais, aliada à eficiência na gestão dos recursos, tem sido fatores determinantes para o sucesso do PCP em Goiás.
Com o objetivo de manter a melhoria contínua dos serviços públicos e a promoção de uma gestão responsável, o prefeito Vinícius Teria afirmou que o Programa de Compliance Público será fundamental para o desenvolvimento da cidade e economizar em secretarias municipais.
Assessoria da Câmara Municipal