Foi Repassado para a imprensa da região, um alerta contra tentativas de golpes principalmente nos comerciantes, onde uma pessoa liga se identificando como se fosse um agente da empresa de energia elétrica Energisa e que o padrão do comércio está irregular e para tanto é necessário pagar uma multa na quantia de 6 mil reais
O golpista passa um número 0800 e até protocolo de atendimento, quando o comerciante liga eles confirmam que realmente tem um débito por irregularidade do padrão e tentam uma negociação para ser pago uma quantia em dinheiro a ser depositado imediatamente, apenas informando que é para segurar o corte, mas que posteriormente terá que pagar o restante.
Os criminosos são sofisticados e passam para a etapa seguinte quando a futura vítima começa a argumentar. Fornecem – por exemplo – o contato com a Companhia da 4ª Vara Federal para falar com o Dra. Priscila ou com a Dra. Iolanda, por meio do telefone 4003-4594. Fornecem o número de protocolo e avisam que no caso de não haver pagamento a energia elétrica será cortada.
As empresas de energia alertam que os criminosos atuam de três formas diferentes em vários estados brasileiros e orientam que, caso algum consumidor receba uma ligação ou mensagem por e-mail ou WhatsApp, procure a delegacia da Polícia Civil mais próxima para registrar um boletim de ocorrência por fraude. Dificilmente notificações de débitos cobrados judicialmente são feitos por telefone.
Alguns comerciantes de Chapadão do Sul foram vitimas deste Golpe.