Policial

Filha pede ajuda para achar idoso com Alzheimer que sumiu em Jataí

A família do aposentado Irani Frutuoso de Assis, de 76 anos, pede ajuda para encontrá-lo. Ele está desaparecido há 22 dias, em Jataí, no sudoeste de Goiás. De acordo com a filha, Keila Lima, o idoso é portador de Alzheimer e faz uso de medicação controlada.

“É uma angústia infinita. Não temos pistas. A família está completamente abalada. Os netos perguntam pelo avô todos os dias, porque ele sempre foi muito presente”, explica.

 

 

Segundo Keila, o pai se perdeu no caminho para casa, no último dia 20 de junho. Na ocasião, ela detalha que ele vestia uma camiseta polo azul listrada, além de bermuda e chinelos nos pés.

“Ele saiu do salão de costura da minha mãe e tentou ir para a casa dele, em outro bairro, e se perdeu no caminho. Acabou pegando a saída da cidade. Meu irmão estava vigiando ele, mas de repente ele saiu e se perdeu”, lembra Keila.

 

Segundo Keila, tanto seu pai quanto toda sua família moram em Jataí a vida inteira. Ela ainda conta que ele foi diagnosticado com Alzheimer há dois anos e meio.

 

 

Idoso desaparecido em Jataí e sua filha, Keila Lima — Foto: Arquivo pessoal/Keila Lima
Idoso desaparecido em Jataí e sua filha, Keila Lima — Foto: Arquivo pessoal/Keila Lima

Investigação

 

A Polícia Civil investiga o desaparecimento. Desde então, foram realizadas buscas com cães farejadores, drones, mergulhadores e embarcações do Corpo de Bombeiros e helicóptero da Polícia Militar.

De acordo com o delegado responsável pela investigação, Agnaldo Coelho, Irani desapareceu sem nenhum tipo de objeto possível de ser rastreado, como veículo, celular ou cartão de banco, de modo que foi preciso buscar identificar os locais pelos quais ele passou.

Segundo os familiares e o delegado, a última informação consistente sobre o paradeiro de Irani foi no dia 21 de junho. Logo após ele ter sido filmado por uma câmera de segurança passando a pé em frente a um comércio da cidade no dia 20, no dia 21 ele foi visto em uma chácara localizada às margens da BR-364, em Jataí.

“Ele comeu, pegou uma garrafa d’água na geladeira e depois foi embora”, conta Keila.

 

Segundo o delegado, no local, foi encontrado um boné que foi submetido à perícia e comprovado que era dele, provando que Irani realmente estivera no local.

Desde domingo (10), o delegado explica que a equipe policial e os familiares redirecionaram os esforços para a realização de buscas em Mineiros, a 100 km de distância, devido à quantidade de alertas de pessoas que disseram ter visto um homem com características similares às de Irani perambulando pela cidade.

Keila está confiante que encontrará o pai.

“Estamos confiantes em encontrá-lo. No começo estávamos com medo de encontrá-lo sem vida, mas agora sabemos que provavelmente ele está perdido e com dificuldade de se comunicar conosco”, diz a Keila.

 

 

Idoso desaparecido em Jataí, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Keila Lima
Idoso desaparecido em Jataí, em Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Keila Lima

Por Gabriela Macêdo, g1 Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo