Quantidade de carreiros supera expectativa na Festa do Divino Pai Eterno
A quantidade de carreiros presentes na Festa do Divino Pai Eterno em Trindade neste ano surpreendeu a organização do evento. Nesta quinta-feira (30), 315 carros de boi desfilaram no carreiródromo da cidade, mas cerca de 600 estiveram no município.
A quantidade ficou abaixo do total de 2019, último ano da festa antes da pandemia da Covid-19: 360. No entanto, a expectativa era de que não se chegasse aos 315. O motivo é a pandemia que ainda provoca casos, internações e óbitos por causa da doença em todo o País.
Conforme a prefeitura de Trindade, há cerca de 3 mil pessoas montando cavalos e mulas para a festa no município.
O último número referente ao público em geral é da última terça-feira (28), que tem o dado mais atualizado. A organização acredita que tenham passado por Trindade mais de 560 mil. Na segunda-feira, eram mais de 500 mil. O público total esperado para este ano é de 5 milhões. A expectativa é que o maior número passe pela cidade até o domingo. A movimentação na Rodovia dos Romeiros e no município já eram maiores nesta quinta-feira.
Agora, a cidade se prepara para o encerramento, no domingo. De quinta-feira a sábado (2) é chamado o tríduo. O primeiro dia do fim de semana coincide com o fim da novena. A sexta-feira (1º) é dedicada à Vila São Cottolengo.
No domingo, dia do encerramento dos dez dias festivos, a programação é iniciada com a Alvorada Festiva na Praça do Santuário Basílica, às 4h30. Às 5h, tem início a Procissão da Penitência, que sai da Igreja Matriz e segue para a praça do Santuário Basílica. “A procissão é como este sentimento que nós somos, de peregrinos na Terra”, explica o reitor do Santuário Basílica, o padre João Paulo Santos de Souza.
Na sequência é realizada a Santa Missa na Praça do Santuário Basílica e às 8h a Missa Solene da Festa na Praça do Santuário Basílica. À tarde, às 17h30, está programada a Procissão Luminosa e a Celebração de Encerramento. O percurso é iniciado na Igreja Matriz e vai até a praça do Santuário Basílica. A orientação é que os participantes levem velas.