DestaqueEducaçãoEsporteGoiás

Romeiros e carreiros percorrem centenas de quilômetros para participar da festa do divino pai eterno, EM TRINDADE

Romeiro e carreiros já estão percorrendo centenas de quilômetros, a pé ou em carros de boi, para pagar promessas e participar da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. A programação na cidade começa no próximo dia 24.
Em Rio Verde, duas mulheres decidiram percorrer mais de 200 km a pé até a capital goiana da fé. Salmirene Maria de Souza faz o caminho há 20 anos, após pedir proteção para a cirurgia de um sobrinho. Este ano, está acompanhada de uma amiga no percurso.
“Até ano passado, doente, eu fui. Eu gosto muito, amo de paixão, nada me segura. Meu pé faz calo e eu estou andando assim mesmo”, disse Salmirene.
A filha dela, Michele Daiane, acompanha a mãe, seguindo de carro e dando apoio, como água e comida. “Eu tiro o chapéu para ela, porque com 68 anos e fazer isso, eu tiro o chapéu mesmo”, disse.
Os carreiros começam a se preparar meses antes da festa. Ajustes no carro de boi, treinamento dos animais levam tempo, mas são muito importantes para que a viagem seja feita sem problemas.
“No primeiro dia os animais podem dar um trabalhinho, mas, no segundo dia, já está mais tranquilo, vai amaciando”, disse o carreiro Edmar Pacheco.
Há 60 anos, o carpinteiro João Modesto cuida da manutenção dos carros de boi para que nada saia errado. “Se colocar uma madeira que não presta, que é muito dura, [o carro de boi] não canta não. Tem que ter uma madeira macia. Quanto mais macia, melhor”, disse.
A família de Edmar deve ficar seis dias na estrada. Eles saem de Turvânia e vão a Trindade, percorrendo cerca de 70 km.
Romaria
A Festa do Divino Pai Eterno começa no dia 24 de junho. São esperadas 5 milhões de pessoas durante o evento, que vai durar 10 dias. Nos dois anos anteriores, a Festa do Divino foi realizada de forma virtual por causa da pandemia da Covid-19.
A Prefeitura de Trindade pede que os visitantes coloquem em dia as vacinas contra Covid-19 e gripe antes de ir à Festa do Divino.
A administração municipal orienta ainda que os idosos e quem tem alguma comorbidade usem máscara facial nos ambientes fechados e caso entrem em alguma aglomeração.
Fonte: G1 GO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo