Foi realizada a solenidade oficial da nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Com o nome de Palácio Maguito Vilela o projeto finalmente foi entregue após 20 anos de sua idealização e 17 anos do início da construção. O ato foi prestigiado por diversas autoridades que, ao lado do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), fizeram da solenidade um momento marcante para a história do Poder Legislativo e do próprio estado.
Começou com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional feito pela banda Militar, e na sequência, o descerramento do busto de Maguito Vilela, obra do artista plástico e escultor goiano Cleider de Souza, que fica em frente à entrada principal do prédio.
Após o corte da fita inaugural da nova sede, os presentes participaram da inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes e do descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura. Das 63 fotos da galeria dos ex-presidentes, 15 novas foram acrescentadas, dentre elas, 13 cópias das que estão na antiga sede do poder Legislativo na cidade de Goiás, no período em que essa foi capital do estado. Outras duas fotos foram restauradas. Todas as imagens são trabalho do artista plástico Amaury Menezes, inclusive a mais recente, do atual presidente da Assembleia Legislativa.
Em seu discurso, Lissauer Vieira fez uma retrospectiva da história da construção da nova sede e disse que a construção do Palácio Maguito Vilela representa a coroação da sua liderança e gestão comprometida com todos os poderes do Estado de Goiás, e, especialmente, com a população.
O governador Ronaldo Caiado destacou ser uma honra poder participar desse momento histórico. Disse que sua origem política e sua vida passam, boa parte, pelo parlamento e que, por isso, é um apaixonado pelo Legislativo. E sublinhou o aspecto emblemático que a Casa de Leis possui. E reforçou também que a sociedade deve se orgulhar de estar recebendo essa obra moderna, atual, e digna da importância dos goianos. Ressaltou, ainda, que o Poder Legislativo ensina o que é democracia.
Ele falou também da importância da sintonia dos três poderes e agradeceu aos demais representantes desses poderes pela parceria.
Entre eles, esteve presente no evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França, ao fazer uso da palavra, realçou a importância da nova sede para os cidadãos de Goiás.
Agência Assembleia de Notícias