Economia

PIX por aproximação começa a funcionar nesta sexta; saiba como fazer

A partir de hoje sexta-feira (28), as instituições financeiras devem disponibilizar o PIX por aproximação. A modalidade permite que os clientes realizem a transferência aproximando o celular da maquininha, como é feito com cartões de crédito e débito.
O PIX também poderá ser incluído em carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Desta forma, o cliente não precisará acessar o aplicativo do banco para realizar o pagamento.
As carteiras digitais, contudo, precisam de autorização do Banco Central (BC) para usar o PIX por aproximação. Só o Google tem permissão até agora.
Ainda sobre a nova funcionalidade, a ideia é que seja uma forma mais simples e rápida que o PIX por QR Code. Para realizar o pagamento por aproximação, bastaria abrir o aplicativo do banco, selecionar a opção e aproximar o aparelho. O processo pode variar um pouco, conforme a instituição financeira, esclarece o BC.
Sobre a questão do PIX na carteira digital, o cliente precisa vincular a conta bancária à ela, como já é feito com cartões de crédito. As transações neste modelo terão um limite de R$ 500, mas esse valor pode ser alterado pelo cliente.
Fonte: Portal G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo