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Morador de Rio Verde (GO) é oitava vítima no Brasil do Airbag mortal da Takata

Mais uma pessoa perdeu a vida em decorrência de um defeito no acionamento do airbag da marca Takata. Eurides Ferreira Lopes morreu após se envolver em um acidente de trânsito no último dia 11 de dezembro, em Rio Verde (GO). A colisão foi suficiente para disparar o airbag do Honda Civic, que lançou estilhaços metálicos. Um deles atingiu o pescoço da vítima, segundo a polícia científica.

Este é mais um caso envolvendo os “airbags mortais” da fornecedora Takata, que matou ao menos oito pessoas no Brasil, contando com Eurides. Trata-se de um defeito no insuflador, o dispositivo responsável pelo acionamento da bolsa no momento da colisão. Há risco da estrutura estilhaçar, desferindo projéteis metálicos que podem chegar a 320 km/h contra o condutor. O insuflador do Civic de Rio Verde foi enviado à Polícia Científica do Estado de Goiás para análise.

Estima-se que mais de 100 milhões de veículos receberam a peça defeituosa em todo o mundo. No Brasil, 5 milhões de carros foram chamados às concessionárias para a substituição do airbag em um recallMetade deles não compareceu, incluindo o Honda Civic do acidente em Rio Verde. O reparo é gratuito.

Em nota, a Honda lamentou o ocorrido e afirmou que tenta contato com os proprietários dos veículos afetados. As unidades envolvidas na campanha de recall podem ser consultadas no site oficial da marca. Já o agendamento do reparo pode ser efetuado na Central de Atendimento ao Cliente (0800-701-3432) ou em qualquer concessionária Honda Automóveis do país. Confira o posicionamento na íntegra ao fim da reportagem.

Airbags mortais: o maior escândalo automotivo da história

Infladores da Takata são pivô do recall que envolve 100 milhões de veículos no mundo — Foto: Getty Images
Infladores da Takata são pivô do recall que envolve 100 milhões de veículos no mundo — Foto: Getty Images

Ao menos 30 pessoas morreram e 300 ficaram feridas em decorrência da falha desde 2014 em todo o mundo, afirmou a agência Reuters. Este também é o maior recall da história da indústria automotiva global.

Os airbags da Takata usam nitrato de amônio para inflar. O nitrato, por si só, é relativamente pouco explosivo. Ele se apresenta como um pó branco e é seguro, contanto que não seja aquecido. O risco é maior após longa exposição do carro ao calor ou a ambientes úmidos.

A montagem do dispositivo defeituoso da Takata permite que umidade penetre no airbag e desgaste partes metálicas, que se quebram na explosão, rompem a bolsa e atingem os ocupantes.

Como saber se o meu carro está no recall?

As marcas são obrigadas a anunciar recalls na internet, televisão, jornais e rádios. Algumas chegam a enviar cartas aos proprietários. Os sites das fabricantes também trazem abas específicas para a consulta das campanhas, bem como as orientações para o agendamento do reparo.

Posicionamento da Honda:

A Honda lamenta profundamente o ocorrido e permanece à disposição das autoridades. A empresa esclarece que, até o momento, não tinha conhecimento do ocorrido. De toda forma, pelos dados informados na notícia, aparentemente se trata de um veículo envolvido em campanha recall que, embora convocado repetidamente, infelizmente, não compareceu para o reparo.

A Honda continua a convocar proprietários de veículos afetados pelos recalls do insuflador de airbags Takata por diversos meios de contato, inclusive cartas direcionadas aos proprietários, solicitando aos clientes dos modelos envolvidos que levem, com urgência, seus veículos a uma concessionária autorizada para a substituição do insuflador. A Honda ressalta que o reparo é rápido, gratuito e independe de consulta às pendências financeiras, documentação ou impostos.

O proprietário pode verificar se seu veículo necessita de reparo pelo link www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser feito pelo mesmo site, pela Central de Atendimento ao Cliente (0800-701-3432) ou em qualquer concessionária Honda Automóveis do país.

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