Focos de incêndios tomaram conta de áreas em praticamente todas as regiões do município de Paranaíba. Com quase cinco meses sem chuva, a cidade vive uma verdadeira tragédia ambiental deste quinta-feira (22) quando os focos tomaram grandes proporções. Nesta sexta-feira (23) a situação saiu do controle.
Equipes do Corpo de Bombeiros, das usinas Cedro e Arauco e empresários locais, com a ajuda de muitos voluntários, tentam conter as chamas que em algumas regiões saíram do controle. A região mais atingida foi a dos Coqueiros com um incêndio que consumiu um grande número de propriedades rurais. O fogo começou na região da fazenda Parteagro, saiu do controle, passou por várias fazendas, pulou o rio Santana e chegou próximo á área urbana de Paranaíba, próximo ao Ginásio de Esportes e Latasa, que está amanhecendo coberta por uma camada de fumaça e fuligem.
Na região do Figueira o fogo também tomou grandes proporções, atingindo pastagens e até residências. A população urbana se mobilizou e ajudou as comunidades rurais para tentar combater os incêndios. Na região das Pedras, na Ponte do Guilhermão e saída da cidade para Inocência o fogo também tomou proporções devastadoras.
Por volta das 22 horas desta sexta-feira (23), o Capitão de Sá, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaíba comunicou a imprensa de que estava em Campo Grande mobilizando socorro de outros municípios para operar na cidade. Ele estava ajudando a combater incêndios no Pantanal e teve de retornar para planejar a ações de socorro à Paranaíba.
Segundo De Sá, várias equipes estavam nestas regiões e à noite foram para a área atrás da Latasa, ao lado do Ginásio de Esportes, próximo à BR-158 já quase na área urbana, onde chegou o fogo da região dos Coqueiros.
Do posto de comando da operação no Estado em Campo Grande, montaram uma operação contra incêndio na região de Paranaíba.
Neste horário (22h de sexta-feira) uma equipe de São Gabriel do Oeste já estava trabalhando na região próximo à Inocência.
Uma equipe de Santa Rita do Oeste estava chegando em Paranaíba e indo direto para as regiões que ardiam em chamas.
O prefeito Maycol Queiroz saiu à noite nas lojas da cidade para adquirir equipamentos e emprestou uma caminhonete para montar mais uma equipe.
Um plano de chamada foi acionado e neste sábado, agora de manhã, terá 10 militares em quatro camionetes para montar mais quatro equipes.
Segundo o comando dos bombeiros, tem municípios do Estado que estão numa situação parecida com a de Paranaíba: Coxim, Camapuã e Costa Rica.
Na fazenda do Sebastião Bispo, na região do Martelo, um fio de energia elétrica rompeu e deu início ao incêndio. Cerca de dez tratores e 50 pessoas que chegaram até da cidade e conseguiram combater o fogo.
Jornal Tribuna Livre –