São Simão terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito no próximo dia 3 de setembro. A data foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), mediante determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem for eleito vai cumprir um mandato tampão até 31 de dezembro de 2024.
A chapa composta pelo prefeito Francisco Assis Peixoto (PSDB) e o vice Fábio Capanema foi cassada por improbidade administrativa – a Câmara municipal também cassou o prefeito após o mesmo ser preso em uma operação que investiga crimes sexuais, ainda em outubro de 2021. Atualmente, o presidente da Câmara Municipal, Ailton Lopes, é o prefeito interino.
O TRE-GO informa que as as convenções para a escolha de candidatas e candidatos, bem como coligações, devem ocorrer de forma presencial, virtual ou híbrida, nos dias 25 e 26 de julho de 2023.
O registro de candidatas e candidatos a prefeito e vice-prefeito, em chapa única e indivisível, deverá ser solicitado pelos partidos políticos, as federações e as coligações à juíza ou ao juiz eleitoral dos referidos municípios através do Sistema CANDex, disponível no portal do TRE-GO, até as 19 horas do dia 27 de julho de 2023”, completa.
Além disso, informa que os cartórios eleitorais publicarão o edital contendo os pedidos de registro para a eleição suplementar, no Diário da Justiça Eletrônico, até 29 de julho. O prazo para impugnações será de 5 dias.
Fonte: Mais Goiás