Como vem milho e soja da Argentina?
O plantio da safra de soja argentina 2022/2023 atingiu os 100% da área projetada de 16,2 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) nesta quinta-feira, 02 de Fevereiro. A quantidade de lavouras em “excelente/boa condição” é de apenas 12%, ainda assim ficando mais alta do que na semana anterior, destaca a Consultoria AgResource Brasil.
“Cerca de 42% da soja é avaliado como normal e 46% como regular/ruim, ante 54% na última semana. Foi relatado uma melhora nas condições do solo, com as áreas avaliadas com condição hídrica ótima/adequada em cerca de 47%, comparado a 37% na última semana. Cerca de
53% da safra tem condição regular/seca, ante 63% na semana anterior”, apontam os analistas de mercado.
MILHO BENEFICIADO
A atualização da Bolsa de Cereais de Buenos Aires relatou que a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina foi “beneficiada com as últimas chuvas registradas, as quais ajudaram ao plantio da safra avançar para 96,5% dos 7,1 milhões de hectares projetados”. A condição da safra em excelente/boa condição é de 22%, ante 15% na semana anterior.
“Cerca de 46% do milho é avaliado como normal e 32% como regular/ruim. As áreas avaliadas com condição hídrica ótima/adequada, é de cerca de 56%, comparado a 51% na última semana e cerca de 44% da safra tem condição regular/seca, ante 49% na semana anterior. No caso do milho destinado ao grão comercial, a estiagem que atinge o leste do país pode gerar em uma queda na expectativa de rendimento que impacta a projeção nacional. Com isso, esta é de 44,5 milhões de toneladas para a campanha 22/23”, conclui a AgResource brasil.